logotipo acertado trxto topo capa9
HOME
PERFIL DO EDITOR
EDIÇÕES ANTERIORES
MIDIA KIT
FALE CONOSCO

ABAV I

MinistroMinistro interino do Turismo, Alberto Alves, na abertura da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, em São Paulo (Foto: Paulino Menezes)

-Com a presença de representantes da Bahia, o estado anfitrião na edição da ABAV deste ano, foi desferida a fita, sucedido pela visita oficial a alguns estandes da feira. Em seu estande de 400 m², a Bahia apresenta uma réplica do Pelourinho, além de destacar o Carnaval, Festa de São João e o turismo religioso.

-O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, participou da cerimônia de abertura e apresentou a nova campanha publicitária da Pasta. “O turismo precisa continuar sendo o segmento da economia que gera emprego e renda para ajudar a resolver as desigualdades regionais. E após esses grandes eventos precisamos trabalhar para consolidar o turismo dentro e fora do país”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

-A concepção do evento em 2016 leva em conta três valores fundamentais para os players do trade turístico: Negócios, Conhecimento e Relacionamento. Todo o conteúdo da feira é voltado para um autêntico palco de tendências para 2017, em termos de agenciamento de viagens, operações turísticas, destinos, eventos temáticos, comportamento do viajante, tecnologias de gestão – entre outros. Nesse sentido, exerce o papel de termômetro e radar para as empresas planejarem e replanejarem estratégias consistentes de ações orientadas para o sucesso.

NOVIDADES PARA O TRADE TURÍSTICO

-A edição 2016 da ABAV apresenta novidades, entre elas, o lançamento do Censo Big Data ABAV. Entre as informações já coletadas na etapa inicial de atualização cadastral (Recadastrabav), a entidade apurou que dispõe hoje de 2.985 agências de viagens associadas nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O Censo Big Data ABAV, oficialmente lançado durante a coletiva de imprensa oficial da feira, consiste da coleta mensal de dados primários com o objetivo de apurar informações estratificadas sobre a movimentação turística das associadas ABAV, contemplando diferentes recortes de análise, segmentos e nichos de mercado. "O Censo Big Data ABAV vai imprimir mais peso e credibilidade à entidade no relacionamento com o mercado e com as instâncias governamentais definidoras das políticas do turismo brasileiro com um todo", comenta o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

-Outra inovação fica por conta da Hackthon Viagens – uma maratona tecnológica promovida pela ABAV Nacional e Braztoa, com apoio da Comunidade Hackthon Brasil. A ação desafiará jovens desenvolvedores a criarem soluções digitais com um tema único e abrangente: "Melhore a experiência e a interatividade entre o agente de turismo e o viajante". Para o presidente Edmar Bull, "a iniciativa de promover o Hackthon Viagens está fundamentada na relevância crescente da tecnologia digital para a indústria turística, onde se insere o agenciamento de viagens. Trata-se de ação colaborativa e de incentivo aos jovens talentos, que se agrega aos conteúdos da feira".

-A criatividade, seja tecnológica ou no discurso para vender a ideia, é essencial no Hackathon Viagens. Cada grupo, formado por até cinco integrantes, deverá apresentar uma solução que melhore a vida do viajante, na interação com o profissional que vende a viagem. Uma das áreas novas da feira, reunirá pela primeira vez em um único espaço as 27 ABAVs estaduais, entidades congêneres e parceiras como a portuguesa Apavt e a Abear, além da Ifaseg e da Travelport, patrocinadora do espaço. Foi idealizada como o grande espaço de hospitalidade da feira para os agentes de viagens, associados ou não às entidades. Amanhã, 29, será palco de um evento de relacionamento para agências especializadas em turismo receptivo.

Vila do Saber – Nova configuração, sem paredes dividindo as apresentações, que serão transmitidas simultaneamente por fones de ouvido cedidos pela Avianca, distribuídos ao público na entrada de cada uma das quatro arenas.

AGENDA ABAV

-Dia 28/9/2016: Logo no primeiro dia do evento, a palestra ‘Redes Sociais: conexões lucrativas’, proferida por Martha Poggi Borges, teve uma frequência de pública inesperada que motivou os organizadores a programação mais um encontro com a palestrante, desta vez no dia 30/09, na arena Inovação, das 16h30 às 17h30.

-Também foram realizadas quatro Mesas Redondas com debates simultâneos nas diferentes arenas da Vila do Saber. Na Arena Gestão, por exemplo: O legado da Olimpíada Rio 2016: uma oportunidade perdida ou uma grande oportunidade para o Turismo do Brasil? É o tema de Mesa Redonda que reunirá representantes do Ministério do Turismo, Embratur, CNC; da Setur-RJ, do FOHB e da Gol e será mediada pelo presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

-Todos os dias do evento (28, 29 e 30 de setembro), sempre das 17h30 às 18h30, na Arena Tecnologia, o Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV (GTT-A) abordará um novo tema. ‘Tecnologia é ferramenta de vendas para sua agência – perspectivas para o novo agente de viagens’, inaugura o primeiro painel e estará sob a condução de Ricardo Lidington (E-Fácil Plus Viagens e Tecnologia), Sidney Lima Filho (Reserve) e Wagner Amarelo (Argo Solutions).

-Dia 29/9/2016: Das 13h às 13h50, na arena Inovação, encontro ‘Start Ups como plataformas criativas para o turismo’, tema da palestra que será conduzida por Bruno Talevi. Depois, a partir das 14h, na Arena Segmentação, a palestra Posicionamento de Mercado? Como não ser mais um!, ministrada por Gabriela Otto. Das 15h às 16h30, na Arena Tecnologia, Mesa Redonda discute o tema ‘Tendências em gestão de viagens corporativas’. Rubens Schwartzmann (Abracorp); Antonio Augusto Cruz (Suzano Celulose e Papel); e Sidney Lima Filho (Reserve) são os debatedores, com moderação do presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull (ABAV).

MUDANÇA REPENTINA

Devido à grande procura antecipada, a palestra conduzida por Ricardo Amorim e patrocinada pela LATAM precisou ser transferida da Vila do Saber para as Salas Cantareira, no 2º piso do Expo Center Norte. A data (29/09) e o horário (das 18h30 às 19h30) permanecem inalteradas. A palestra, cujo tema é ‘Por que e como a economia deve melhorar e surpreender positivamente a partir de 2016?’, será precedida por um speech da CEO da LATAM Airlines Brasil, Claudia Sender.


-Dia 30/9/2016: Das 13h às 13h50, na Arena Segmentação, várias palestras sobre temas como ‘Turismo LGBT no Brasil – dificuldades a serem ultrapassadas’, conduzidas por Franco Reinaudo, com uma diversidade de enfoques editoriais. Já na Arena Gestão, palestras como Cliente elevado a Rei – serviços Prime, das 14h às 14h50, apresentada por Charles Calmucci, assim como a Mesa Redonda, das 15h às 16h30, sobre o tema Conciliação é a melhor solução nos conflitos com os consumidores?, com a participação de Marcelo Oliveira (ABAV Nacional) e Roberto Pasqualin (Conima) como debatedores, e a mediação de Rose Larrat (ABAV Nacional), ratificam a importância dos serviços prestados pelas agências de viagens que apostam na qualificação e na constante atualização de profissionais dedicados à satisfação das necessidades e superação das expectativas de seus atuais e virtuais clientes – pessoas físicas e jurídicas.

ABAV1O Rixô Elétrico entreteu visitantes no estande da Bahia
ABAV3Palestras diárias na Vila do Saber
ABAV2A Bahia trouxe para a ABAV um pedaço do Pelourinho

TV TRIP BRASIL VEM AÍ

- Durante a realização da 44ª edição da ABAV, um encontro no estande do Ministério do Turismo foi armado para apresentar os novos conselheiros editoriais do canal TV Trip Brasil. “Será o primeiro canal de televisão exclusivamente dedicado aos temas da ampla cadeia turística”, salientou na ocasião o CEO do empreendimento, Marcelo Gomes.
- Com conceito totalmente inovador e único, a TV Trip Brasil, com previsão de entrar no ar em outubro próximo, será o primeiro canal de televisão a apresentar conteúdo 100% voltado ao turismo. Com uma grade de programas completa e desenhada para atender o público brasileiro, a emissora desponta no mercado como uma opção àqueles que adoram o tema, curtem viajar e querem interagir com o canal.
- Além das dicas, documentários, programas de talk show e entrevistas, o consumidor (em horários pré-determinados) poderá aproveitar oportunidades exclusivas direcionadas somente aos telespectadores do canal e em tempo real, ao vivo.  http://www.tvtripbrasil.com.br


logoface logoinsta logoissuu

 

logotipo acertado
(c) VL Editorial 2017 - Todos direitos reservados.
Créditos de fotos: acervo e divulgação.